terça-feira, 29 de julho de 2014

PEA: Memórias da Infância


Olá,


Atenção: Professores em formação na escola!

emebleliss.blogspot.com
 
Na manhã de ontem, segunda-feira, dia muito produtivo aqui na EMEI Gal. Miguel Costa porque é dia de PEA (Projeto Especial de Ação), um grupo de professores, após assistir a 2ª parte da Palestra da Profª Ana Lúcia Goulart de Faria, especialista na área de educação, discutiram muito a respeito da cultura lúdica, da cultura infantil e suas práticas na nossa escola.  

reprodução EMEI
Se você gostaria de conhecer o conteúdo do vídeo, nós apontaremos aqui a assunto da palestra para que vocês possam procurar pela internet: "Descolonizando nossas mentes para uma pedagogia Macunaíma na educação Infantil".


Todas as segundas e terças-feiras, os professores de JEIF se reúnem na Sala dos Professores para estudar, refletir e trocar experiências. Nessa segunda não foi diferente, após o vídeo a Diretora Elizabete, a Assistente Mariney, Profª Solange e a Profª Ivanete aproveitaram o bate-papo para trazer algumas memórias de infância! Foram bons 20 minutos assim: uma lembrava do que brincava e a outra complementava, muitas brincadeiras nós não conhecíamos ou não brincávamos mais; então elas aproveitaram para nos contar que "No tempo de infância, elas..." brincavam na corredeira da chuva com barquinhos de papel (rs), que só tinham um tênis para ir à escola, que "condicionador de cabelo" era Creme Rinse, o mais famoso e caro da época, que quando chegou a Tv a Cores, muitas amigos e familiares iam visita-las para assistir aos programas de Tv colorido e até aplaudiam quando o comercial aparecia em cores (rs), que os biscoitos Jacareí eram ótimas opções de sobremesa, entre outros flashes da memória.
 
reprodução EMEI

Como não podíamos deixar passar esse momento tão único, registrei aqui uma lista de palavras da época delas (por volta da década de 60 e 70) que talvez você, leitor, também não conheça ou então queira se lembrar!


reprodução EMEI
 

O currículo de uma escola deve ser formado a partir das práticas e das experiências vividas por seus atores. Aproveitar o que cada um sabe, o que cada um viveu e viu da vida proporciona ricos momentos de aprendizagem e de troca de experiência, além de fortalecimento de vínculos afetivos dentro da escola.
 
 
Assim terminou mais um dia de PEA na nossa EMEI, entre muitas risadas, aprendizagem e trocas!!!


Até o próximo post!


Equipe EMEI Miguel Costa!
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário