segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Registros do Dia da Avaliação Institucional

 
Bom dia,
 
 
No dia 10 de outubro, sexta-feira, aconteceu na EMEI o Dia da Avaliação Institucional. Com base no documento do MEC (Ministério da Educação) chamado Indicadores de Qualidade na Educação Infantil, aplicamos aos pais e mães presentes na Reunião de Pais o Questionário do documento.
 
O objetivo da Avaliação é contribuir para que a Instituição de ensino  encontre um norte para orientar as reflexões e práticas educativas, respeitando os direitos fundamentais da criança, além de ajudar a construir uma sociedade mais democrática.
 
Quais são os critérios para se ter uma Instituição de Educação Infantil com qualidade?     
 
Definir um parâmetro de qualidade pode depender de muitos fatores: concepções de criança, concepções de aprendizagem, o que as famílias entendem por uma educação de qualidade, quais seriam os conhecimentos mais relevantes para as crianças aprenderem, qual o contesto social, histórico e cultural a qual a escola esta inserida etc.
 
Sem muitas respostas concretas, procuramos dar voz e ouvidos aos pais, funcionários, professores e comunidade da escola para que todos, no coletivo, pudessem doar um minutinho do dia para pensarmos na Escola que Queremos.
 
Nessa busca pela qualidade, o documento Indicadores de Qualidade na Educação Infantil, reuniu alguns indicadores que podem refletir aspectos importantes para avaliarmos uma escola.  Em resumo, o conjunto desses indicadores podem proporcionar, de forma simples, um quadro que possibilita identificar o que vai bem  e o que vai mal na escola.
 
 
Como conduzimos a avaliação?     
 
No dia 10 de outubro, organizamos cada uma das 7 dimensões do documento, distribuindo-as em 10 salas. Assim, durante o dia inteiro foi realizada a avaliação institucional com participação dos pais, professores e funcionários.       
O processo foi bem simples. Cada pai/mãe recebeu uma ficha na cor verde e outra  na cor rosa. O verde significava que a  situação ou o aspecto a ser analisado estava no bom caminho, em processo de melhoria. O cartão rosa representava que as ações, situações ou práticas a ser analisada não existem na instituição e precisa de melhoria.       
 
Após o professor ler a questão, os pais tinham de manifestar a opinião levantando a placa verde ou rosa. Se a maioria levantasse a placa verde, a cor atribuída pelo grupo a tal indicador seria verde. Casa houvesse empate de cores,  a professora abriria uma plenária a fim de discutir e desempatar.

reprodução EMEI

reprodução EMEI

reprodução EMEI

reprodução EMEI

reprodução EMEI

reprodução EMEI

reprodução EMEI

reprodução EMEI

reprodução EMEI
      
reprodução EMEI

reprodução EMEI

reprodução EMEI

reprodução EMEI

reprodução EMEI


Agradecemos a participação de todos, a divulgação dos resultados desta avaliação estarão disponíveis no corredor da entrada da escola.


Equipe EMEI Miguel Costa

 
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário