segunda-feira, 28 de março de 2016

6º C em Situações de Contagem


Situações de Contagem no 6º C

O trabalho com a Matemática na pré-escola tem o objetivo de ensinar as crianças a utilizarem os números e a pensar sobre eles.  A experiência de contagem é extremamente importante na compreensão do número. Para isso, é necessário que as crianças apresentem algumas habilidades, como: contar os objetos sem pular nenhum, conhecer a sequência numérica e, no final, atribuir a contagem um número que represente a quantidade correta de objetos.

Parece fácil, não é? Mas  não é aos pequenos. 
Mas para que a aprendizagem ocorra, é preciso fazer sentido às crianças!

Descrevendo a atividade....

Diariamente os alunos do 6º C são expostos à contagem a partir  de situações do cotidiano da sala. A professora pede para que um aluno conte o número de alunos presentes, e em seguida, o aluno separa alguns itens do material a ser utilizado para distribuir aos amigos.  Após separar os materiais, a professora pede para que ele os entregue. É nesse momento que verificaremos se a contagem estava correta ou não.
A professora observa as estratégias usadas pelo aluno e sempre faz intervenções para que a contagem ou a recontagem ajude o aluno a entender a importância dos números no nosso dia-a-dia. Além contar, é preciso conhecer a representação desse número em algarismos. 

Como escrevemos o vinte e sete? Será que preciso de um algarismo só? Será que é igual ao dezessete?

Os alunos do 6º C têm se divertido muito com essa experiência e todos querem contar para ajudar o amigo.

Registro...

Segue o registro dessa atividade com a contagem de palitinhos do Kevyn e a contagem de papéis de dobradura da Maria Julia.

Até mais.

Prof. Nathalia








Nenhum comentário:

Postar um comentário