segunda-feira, 27 de junho de 2016

Tan-tan-tan-tan-tan: 6ºC, a Sala dos Tubarões!!!




                                                

Prazer, sou a professora Nathália e hoje vou descrever como foi o trabalho com os Animais com a turminha curiosa do 6ºC !

No início do projeto realizamos uma Roda de Conversa muito desafiadora para as crianças, pois tinham de usar os conhecimentos prévios sobre o mundo animal para agrupar diferentes animais em grupos. A partir das dúvidas e das questões levantadas pelos alunos do 6ºC, reestruturei todo o percurso que o Projeto Animais que a turma deveria caminhar.

Uma das dúvidas das crianças era se o PATO, por nadar, pertenceria ao mesmo grupo dos PEIXES, como o Tubarão, o peixe-palhaço e o peixe-espada. Alguns alunos defendiam que sim, e outros apontavam algumas características no PATO como possuir penas e bico e assim tentavam convencer os amigos a colocá-lo no grupo da GALINHA e do TUCANO.

E foi a partir dessa Roda de Conversa que damos início ao nosso Projeto: Conhecendo um pouco








Após assistirmos a filmes, como o filme Rio, a desenhos como O Show da Luna (episódio Asas para Voar), as crianças foram conhecendo algumas características das aves, possuir penas, bicos, e botar ovos. No entanto, uma outra dúvida surgiu e com ela várias perguntas:

 “Professora, não é verdade que todas as aves voam? ”.

“A galinha não voa, não é. A galinha é ave, não é? ”

“O Blue (personagem do filme Rio) também não voava porque ficava em casa. ”

Vamos pesquisar, turminha?

E para investigar mais essa dúvida, contamos com a participação das famílias. Cada aluno levou para casa uma ficha para trazer um nome de ave que não voava e assim compartilhar com os amigos essa pesquisa na próxima roda de conversa. E as famílias participarão em massa!!!!










E foi então que as crianças descobriram que os PINGUINS também eram aves, assim como os AVESTRUZES.

Assistimos a um documentário científico sobre o habitat dos pinguins. As crianças ficaram encantadas com o tamanho do animal e com a paisagem de gelo que o animal vive.

E os Tubarões nessa história, professora Nathália?


Confesso que para mim também foi uma surpresa grande as crianças despertarem para conhecer mais sobre os tubarões. E tudo isso começou quando comecei a disponibilizar alguns livros sobre os animais nas rodas de livros, momentos em que as crianças folheiam e “leem” as imagens dos livros após uma atividade, ou nos momentos de espera para iniciarmos uma outa atividade.

Um desses livros era o “Como, onde e por que? da Carolina Caires da Ed. Girassol,  e o outro “O mundo fascinante dos animais: Animais Marinhos de Genevieve de Becker da Ed. Girassol”.





São livros ricos em imagens e desenhos bem reais dos animais, o primeiro traz um panorama bem interessantes de algumas classes do Reino Animal: repteis, mamíferos, aves, peixes etc. E nesse percurso de ver e rever o livro, sempre respondia a alguma criança algo sobre os tubarões:

“Professora, esse aqui é tubarão, não é? ”
“Tubarão é peixe também. ”
“Tubarão come gente? ”
“Tubarão é perigoso? ”



E por aí vai....

Assim, após estudarmos um pouco sobre as aves, comecei a apresentar o que eram os peixes e quem pertencia a Classe dos PEIXES.
Concomitante às atividades, assistimos ao filme “Procurando Nemo” para ajudar as crianças a compreender mais sobre o fundo do mar, e conhecer algumas espécies de animais que também habitam o mar que não são peixes, além de mostrar a grande quantidade de espécies de peixes que aparecem no filme.









Após o filme, as crianças confeccionaram um jogo da memória com a fotos dos personagens do Filme Procurando Nemo fazendo par com a foto das espécies de peixes que inspiraram a ilustração.

E um dos personagens, o Bruce, foi inspirado em uma espécie de tubarão, o tubarão azul.




E foi aí que surgiram os Cachorros-do-Mar na história.
Foram quase dois meses de pesquisa, de rodas de conversa, de leituras coletivas e de pequenos filmes sobre esses peixes tão temidos e adorados pelas crianças: os tubarões.
Com a ajuda dos livros, diariamente começamos a compartilhar conhecimentos e confrontar algumas “certezas” que as crianças trazem sobre os tubarões. Uma delas é que só havia uma espécie de tubarão: o tubarão-branco. 
Dia pós dia, fui apresentando outras espécies a eles como o tubarão-tigre, o tubarão-martelo, o tubarão-baleia e etc. E o universo deles foi se ampliando, e em pouco tempo tínhamos uma turma afiada em tubarões.

Segue abaixo o registro da atividade de bingo de palavras (nomes de animais):











Outro ponto crucial, foi conhecer as partes do corpo do tubarão. Saber que aquela parte de aparece na superfície da água quando o tubarão se aproxima chama-se 1ª BARBATANA DORSAL, foi encantador para eles. Tanto foi que eles incorporam no vocabulário e os vejo ensinando para outras crianças.




O mundo dos tubarões era tão encantador que foi necessário contar com a família para nos ajudar a compor o nosso painel de “Você sabia?” sobre os tubarões.  E mais uma vez, a participação enviando as pesquisas sobre os tubarões foi espetacular.



E todos os dias, líamos a curiosidade trazida pelo amigo para todo mundo. Às vezes, a criança, autora da pesquisa, até sabia de cor o conteúdo e ela mesma contava para os amigos.
O que fazer com todo esse conhecimento adquirido pelo 6ºC?
Ora bolas, compartilhar é claro!!!

Então, organizei a turma em 6 grupos para decidirmos quais seriam as curiosidades mais legais para contar para todas as crianças da escola. Após a escolha, eles se organizaram para desenhar o conteúdo da curiosidade, e assim o cartaz ficar bem bonito.

















A professora também ajudou. Pesquisei algumas imagens que pudessem servir de apoio para eles, no momento da leitura e da apresentação.
Assim, nossos 6 cartazes estão prontos. Nossa sala cheia de tubarões feitos com recortes de papel dobradura, os alunos afiados na explicação e na musiquinha “Tubarão-martelo”.



Convidamos as outras turmas da escola e a cada sessão, eu trocava os monitores, dando oportunidade para que todos que quisessem, pudessem participar e compartilhar o que aprenderam sobre os tubarões.
Foi um dia muito emocionante, pois vi que eles estavam se divertindo, que eles realmente queriam compartilhar o conhecimento e, claro, que eles aprenderam!

E por fim, deixo abaixo o vídeo preferido sobre Tubarões que os alunos do 6ºC mais assistiram e aprenderam muito.




Fim.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário