Prazer, sou a
professora Nathália e hoje vou descrever como foi o trabalho com os Animais com
a turminha curiosa do 6ºC !
No início do
projeto realizamos uma Roda de Conversa muito desafiadora para as crianças,
pois tinham de usar os conhecimentos prévios sobre o mundo animal para agrupar
diferentes animais em grupos. A partir das dúvidas e das questões levantadas
pelos alunos do 6ºC, reestruturei todo o percurso que o Projeto Animais que a turma deveria caminhar.
Uma das dúvidas das crianças era se o PATO, por nadar, pertenceria ao mesmo grupo dos PEIXES, como o Tubarão, o peixe-palhaço e o peixe-espada. Alguns alunos defendiam que sim, e outros apontavam algumas características no PATO como possuir penas e bico e assim tentavam convencer os amigos a colocá-lo no grupo da GALINHA e do TUCANO.
E foi a partir
dessa Roda de Conversa que damos início ao nosso Projeto: Conhecendo um pouco
Após assistirmos
a filmes, como o filme Rio, a
desenhos como O Show da Luna (episódio Asas para Voar), as crianças foram conhecendo algumas características das aves,
possuir penas, bicos, e botar ovos. No entanto, uma outra dúvida surgiu e com
ela várias perguntas:
“Professora, não é verdade que todas as aves voam?
”.
“A galinha não
voa, não é. A galinha é ave, não é? ”
“O Blue
(personagem do filme Rio) também não voava porque ficava em casa. ”
Vamos pesquisar,
turminha?
E para
investigar mais essa dúvida, contamos com a participação das famílias. Cada
aluno levou para casa uma ficha para trazer um nome de ave que não voava e
assim compartilhar com os amigos essa pesquisa na próxima roda de conversa. E
as famílias participarão em massa!!!!
E foi então
que as crianças descobriram que os PINGUINS também eram aves, assim como os
AVESTRUZES.
Assistimos a
um documentário científico sobre o habitat dos pinguins. As crianças ficaram
encantadas com o tamanho do animal e com a paisagem de gelo que o animal vive.
E os Tubarões
nessa história, professora Nathália?
Confesso que
para mim também foi uma surpresa grande as crianças despertarem para conhecer
mais sobre os tubarões. E tudo isso começou quando comecei a disponibilizar
alguns livros sobre os animais nas rodas de livros, momentos em que as crianças
folheiam e “leem” as imagens dos livros após uma atividade, ou nos momentos de
espera para iniciarmos uma outa atividade.
Um desses
livros era o “Como, onde e por que? da Carolina Caires da Ed. Girassol, e o outro “O mundo fascinante dos animais: Animais
Marinhos de Genevieve de Becker da Ed. Girassol”.
São livros ricos em imagens e desenhos bem reais dos animais, o primeiro traz um panorama bem interessantes de algumas classes do Reino Animal: repteis, mamíferos, aves, peixes etc. E nesse percurso de ver e rever o livro, sempre respondia a alguma criança algo sobre os tubarões:
“Professora,
esse aqui é tubarão, não é? ”
“Tubarão é
peixe também. ”
“Tubarão come gente?
”
“Tubarão é perigoso?
”
E por aí
vai....
Assim, após
estudarmos um pouco sobre as aves, comecei a apresentar o que eram os peixes e
quem pertencia a Classe dos PEIXES.
Concomitante
às atividades, assistimos ao filme “Procurando Nemo” para ajudar as crianças a
compreender mais sobre o fundo do mar, e conhecer algumas espécies de animais
que também habitam o mar que não são peixes, além de mostrar a grande quantidade
de espécies de peixes que aparecem no filme.
Após o filme,
as crianças confeccionaram um jogo da memória com a fotos dos personagens do
Filme Procurando Nemo fazendo par com a foto das espécies de peixes que
inspiraram a ilustração.
E foi aí que
surgiram os Cachorros-do-Mar na história.
Foram quase
dois meses de pesquisa, de rodas de conversa, de leituras coletivas e de
pequenos filmes sobre esses peixes tão temidos e adorados pelas crianças: os
tubarões.
Com a ajuda dos
livros, diariamente começamos a compartilhar conhecimentos e confrontar algumas
“certezas” que as crianças trazem sobre os tubarões. Uma delas é que só havia
uma espécie de tubarão: o tubarão-branco.
Dia pós dia, fui
apresentando outras espécies a eles como o tubarão-tigre, o tubarão-martelo, o
tubarão-baleia e etc. E o universo deles foi se ampliando, e em pouco tempo
tínhamos uma turma afiada em tubarões.
Segue abaixo o registro da atividade de bingo de palavras (nomes de animais):
Segue abaixo o registro da atividade de bingo de palavras (nomes de animais):
Outro ponto
crucial, foi conhecer as partes do corpo do tubarão. Saber que aquela parte de
aparece na superfície da água quando o tubarão se aproxima chama-se 1ª
BARBATANA DORSAL, foi encantador para eles. Tanto foi que eles incorporam no vocabulário
e os vejo ensinando para outras crianças.
O mundo dos
tubarões era tão encantador que foi necessário contar com a família para nos
ajudar a compor o nosso painel de “Você sabia?” sobre os tubarões. E mais uma vez, a participação enviando as
pesquisas sobre os tubarões foi espetacular.
E todos os
dias, líamos a curiosidade trazida pelo amigo para todo mundo. Às vezes, a
criança, autora da pesquisa, até sabia de cor o conteúdo e ela mesma contava
para os amigos.
O que fazer
com todo esse conhecimento adquirido pelo 6ºC?
Ora bolas,
compartilhar é claro!!!
Então,
organizei a turma em 6 grupos para decidirmos quais seriam as curiosidades mais
legais para contar para todas as crianças da escola. Após a escolha, eles se
organizaram para desenhar o conteúdo da curiosidade, e assim o cartaz ficar bem
bonito.
A professora também
ajudou. Pesquisei algumas imagens que pudessem servir de apoio para eles, no
momento da leitura e da apresentação.
Assim, nossos
6 cartazes estão prontos. Nossa sala cheia de tubarões feitos com recortes de
papel dobradura, os alunos afiados na explicação e na musiquinha “Tubarão-martelo”.
Convidamos as
outras turmas da escola e a cada sessão, eu trocava os monitores, dando
oportunidade para que todos que quisessem, pudessem participar e compartilhar o
que aprenderam sobre os tubarões.
Foi um dia
muito emocionante, pois vi que eles estavam se divertindo, que eles realmente
queriam compartilhar o conhecimento e, claro, que eles aprenderam!
E por fim,
deixo abaixo o vídeo preferido sobre Tubarões que os alunos do 6ºC mais
assistiram e aprenderam muito.
Fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário