terça-feira, 7 de março de 2017

Turma 5D

Compreendendo o acolhimento como parte essencial da adaptação, o Projeto “Bem Vindo à escola”, teve o objetivo  de acolher, receber com carinho e alegria as crianças no início das aulas. Abrangendo a interação e integração da turma, afeto e proximidade nas relações aluno, professor, escola e famílias.  

O primeiro dia de aula, tivemos a participação das famílias, trouxemos a proposta de uma dinâmica, com o objetivo de acolher as famílias, buscar reflexões sobre a importância da parceria escola e família na educação de nossas crianças. Disponibilizamos papéis diversos, para que pais/mães e seus filhos (as) criassem e montassem um peixe. Após a finalização da construção do peixe, colaram os mesmos em um painel que representava um grande aquário. A partir da observação desse cenário, fizemos uma roda de conversa, a qual versou sobre a analogia dos peixes, aquário, com escola, família e alunos. As reflexões foram positivas e participativas, os conduzimos para uma discussão sobre parceria das famílias, sendo simbolicamente o aquário a escola e os peixes as crianças; assim com os peixes são diferentes e foram construídos de formas diversas, nós também somos, e cabe a nós o respeito, a tolerância, compreensão com o outros.
Durante esse período as crianças foram recebidas com música, “Olá, como vai?”, a fim de promover a alegria, interação e integração de todos, de uma forma lúdica, voltada ao universo da infância; enquanto a música tocava, eu
reprodução EMEI

reprodução EMEI
reprodução EMEI

reprodução EMEI

reprodução EMEI

reprodução EMEI

reprodução EMEI

reprodução EMEI

reprodução EMEI

reprodução EMEI

reprodução EMEI

reprodução EMEI

reprodução EMEI

reprodução EMEI

reprodução EMEI

reprodução EMEI

reprodução EMEI
também participava das brincadeiras com eles, os incentivando nas palmas e no bater das mãos com os colegas. Após a primeira semana , quando escutavam a música, se levantavam espontaneamente  para cantar e brincar com os colegas, assim foram se conhecendo pelo nome e criando proximidade uns com os outros.                                                                                                         
 Levei as crianças para conhecerem os espaços de convívio na escola como:  parque, quadra, corredor, salas, floresta, informática, refeitório, diretoria, coordenação e banheiros.
Nossa primeira atividade dirigida tinha a proposta de desenharem uma figura humana, o desenho estava sendo orientado por mim e com interferência, fiz um círculo na lousa e fui perguntando as crianças o que precisa para virar uma pessoa, então todos participaram e a figura se completou com rosto, corpo e membros, quando o aluno Davi Brito diz que faltava o coração , neste momento ficou visível a afinidade que a turma tem com o símbolo “coração”. A partir  dai o coração foi eleito o símbolo da Turma 5D!

Nas atividades e vivências do Carnaval, nos organizamos para experiências com Blocos e Marchinhas em toda a Unidade, as famílias participaram a construção e customização dos Abadás, a turma elegeu o nome do bloco do 5D,  “Bloco do Amor”, e a marchinha favorita para o desfile foi “Alalaô”, realizamos também em trabalho coletivo o “estandarte” do nosso bloco, com tinta guache, colagem e nome da turma e do bloco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário