Compreendendo o acolhimento como parte essencial da
adaptação, o Projeto “Bem Vindo à escola”, teve o objetivo de acolher, receber com carinho e alegria as
crianças no início das aulas. Abrangendo a interação e integração da turma,
afeto e proximidade nas relações aluno, professor, escola e famílias.
O primeiro dia de aula, tivemos a participação das famílias, trouxemos a proposta de uma dinâmica, com o objetivo de acolher as famílias,
buscar reflexões sobre a importância da parceria escola e família na educação
de nossas crianças. Disponibilizamos papéis diversos, para que pais/mães e seus
filhos (as) criassem e montassem um peixe. Após a finalização da construção do
peixe, colaram os mesmos em um painel que representava um grande aquário. A
partir da observação desse cenário, fizemos uma roda de conversa, a qual versou
sobre a analogia dos peixes, aquário, com escola, família e alunos. As
reflexões foram positivas e participativas, os conduzimos para uma discussão
sobre parceria das famílias, sendo simbolicamente o aquário a escola e os
peixes as crianças; assim com os peixes são diferentes e foram construídos de
formas diversas, nós também somos, e cabe a nós o respeito, a tolerância, compreensão
com o outros.
Durante esse período as crianças foram recebidas com música, “Olá, como vai?”, a fim de
promover a alegria, interação e integração de todos, de uma forma lúdica,
voltada ao universo da infância; enquanto a música tocava, eu
|
reprodução EMEI |
|
reprodução EMEI |
|
reprodução EMEI |
|
reprodução EMEI |
|
reprodução EMEI |
|
reprodução EMEI |
|
reprodução EMEI |
|
reprodução EMEI |
|
reprodução EMEI |
|
reprodução EMEI |
|
reprodução EMEI |
|
reprodução EMEI |
|
reprodução EMEI |
|
reprodução EMEI |
|
reprodução EMEI |
|
reprodução EMEI |
|
reprodução EMEI |
também
participava das brincadeiras com eles, os incentivando nas palmas e no bater
das mãos com os colegas. Após a primeira semana , quando escutavam a música, se
levantavam espontaneamente para cantar e
brincar com os colegas, assim foram se conhecendo pelo nome e criando proximidade
uns com os outros.
Levei
as crianças para conhecerem os espaços
de convívio na escola como: parque,
quadra, corredor, salas, floresta, informática, refeitório, diretoria,
coordenação e banheiros.
Nossa primeira
atividade dirigida tinha a proposta de desenharem uma figura humana, o
desenho estava sendo orientado por mim e com interferência, fiz um círculo na
lousa e fui perguntando as crianças o que precisa para virar uma pessoa, então
todos participaram e a figura se completou com rosto, corpo e membros, quando o
aluno Davi Brito diz que faltava o coração , neste momento ficou visível a
afinidade que a turma tem com o símbolo “coração”. A partir dai o coração foi eleito o símbolo da Turma
5D!
Nas atividades e vivências
do Carnaval, nos organizamos para experiências com Blocos e Marchinhas em
toda a Unidade, as famílias participaram a construção e customização dos Abadás,
a turma elegeu o nome do bloco do 5D, “Bloco do Amor”, e a marchinha favorita
para o desfile foi “Alalaô”, realizamos também em trabalho coletivo o
“estandarte” do nosso bloco, com tinta guache, colagem e nome da turma e do
bloco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário