A autoavaliação institucional participativa orientada pelo documento Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana constitui um importante mecanismo de acompanhamento/participação social na educação pública municipal, fazendo parte de um processo de ampliação da cidadania e de garantia do direito à educação.
Princípios da autoavaliação na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo
1. A autoavaliação visa à melhoria da qualidade social da Educação Infantil, sendo que esta se efetiva no projeto educativo pautado nos direitos fundamentais das crianças e no respeito das características territoriais e culturais, e deve ser buscada permanentemente pelo coletivo, por meio do diálogo e participação.
2. Na autoavaliação, a participação não é algo dado, mas construído e que demanda compromisso entre os envolvidos e condições objetivas.
3. A autoavaliação é um processo de reflexão coletiva e não apenas a verificação de um resultado pontual.
4. A autoavaliação é indissociável do ofício da e do profissional da Educação Infantil, que deve associar educação e cuidado em seu trabalho com as crianças.
5. A autoavaliação está alinhada ao princípio da gestão democrática, promovendo processos participativos que incluam todos os profissionais, familiares/responsáveis, comunidade nos debates e decisões acerca de sua proposta pedagógica, respeitando as diferentes culturas e vivências.
6. A autoavaliação é um meio e não um fim em si mesma, é importante que o plano de ação dela resultante seja inserido e se articule com as demais ações, projetos e documentos da unidade educacional.
7. A autoavaliação leva à consolidação de uma cultura da avaliação participativa, o que requer sua continuidade e periodicidade garantidas ao longo do tempo.
8. A autoavaliação não deve conduzir a comparações, classificações, premiações ou punições das unidades educacionais e profissionais, ou até mesmo das crianças.
9. A autoavaliação supõe a corresponsabilidade, das Unidades Educacionais diretas e conveniadas, das Diretorias Regionais de Educação, das Entidades Mantenedoras e da Secretaria Municipal de Educação quanto as medidas necessárias para a melhoria da qualidade social da Educação Infantil pública municipal.
10. A autoavaliação institucional orientada pelo documento Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana constitui um importante mecanismo de acompanhamento/participação social na Educação Pública Municipal.
Após a realização da autoavaliação temos um retrato sobre os pontos fortes e os pontos que representam desafios da Unidade Escolar, e este é o ponto de partida para a elaboração do Plano de Ação da nossa EMEI, visando prever as principais medidas para superar os desafios identificados durante a autoavaliação.
CONVITE A COMUNIDADE
Convidamos a comunidade para conversar sobre a EMEI e como ela pode ser ainda
melhor para as crianças da nossa comunidade.
Aguardamos você...
Dia:
26/06/2017(segunda-feira).
Horário: 13 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário