Olá Papais e Mamães do Minigrupo C!!!
Desculpem-me pela demora da postagem aqui no blog, como sabem estive ausente por um tempo, mas já voltei e estou atualizando todos os registros deste projeto tão bacana que é falar, pensar e construir consciência de sustentabilidade sobre o Meio Ambiente.
Para ambientar os pequenos sobre o tema, realizamos algumas atividades em grupo para sondar quais conhecimentos eles tinham acerca de natureza, meio ambiente, seres vivos, enfim sobre a VIDA. E foi incrível descobrir o quanto alguns conceitos ainda não foram construídos na cabecinha deles e o quanto tantos outros assuntos eles já têm uma ideia tão pura e linda sobre a natureza!
Começamos com uma roda de conversa sobre o que tinha vida e o que não tinha. Reuni alguns itens entre bonecos de animais, carros, lápis, gravetos, papel, bonequinhos etc para que eles pudessem separar em dois grupos. E à medida que avançávamos na separação, aumentavam as perguntas sobre o que definiria vida: ele nasce? ele cresce? ele se alimenta? ele morre? ele se move?
Papel, lápis, gravetos, folhas e flores, para eles não tinham vida! Bonequinho (simbolizando o ser humano), girafa, cavalo, carro, tinham vida. Após muitas intervenções, conseguimos desconstruir a ideia de que o carro tinha vida porque era uma máquina. Afinal, se o homem não dirigir o carro, ele não se move, não é?
E quanto as flores, folhas e gravetos, foi mais complicado. E então, partimos para a 2ª Atividade: a experiência!
Fomos à floresta da escola para colher folhas e flores recém caídas das árvores. Em seguida, guardamos essa colheita em um baldinho e guardei o baldinho no armário por uma semana. Nesse tempo não poderíamos retirá-las de lá. E o mesmo fiz com o lápis. Ao final de um semana, comparamos por foto como estava a flor antes e depois. E as crianças notaram a mudança. As flores ficaram murchas e marrom. E as folhas também. E quanto ao lápis, ele não mudou nada.
Por que será?
Os seres vivos crescem e envelhece. Aquilo que tem vida sempre está em constante mudança. e então, os pequenos passaram a entender o conceito de ser vivo, que engloba nós - os seres humanos -, os animais e as plantas.
Para registrar nossa descoberta, realizamos um cartaz em grupo que ficou fixado na nossa sala por 2 semanas. Lá havia fotos de animais reais em seu habitat e uma outra foto deste mesmo animal na sua versão em brinquedo ou animação (desenho).
E foi assim que partimos para a segunda etapa deste projeto, rumo à construção do conceito de meio ambiente e sustentabilidade: ampliando nossa olhar com vídeos e leituras!
E esse registro ficará para a semana que vem!
obrigada pelo apoio de sempre!
abraços
Prof Nathalia
Sugestão de leitura:
Nenhum comentário:
Postar um comentário