Projeto Político Pedagógico





                                                               PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO                                                                                                                                                                                                                                                                                             SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PENHA
EMEI GENERAL MIGUEL COSTA

PROJETO PEDAGÓGICO 2017





A importância do projeto político-pedagógico está no fato de que ele passa a ser uma direção, um rumo para as ações da escola. É uma ação intencional que deve ser definida coletivamente, com consequente compromisso coletivo.
Betini. Geraldo Antônio, in: A Construção do Projeto Político-Pedagógico da Escola



Nesse sentido, consideramos que o Projeto Político-Pedagógico prevê todas as atividades da escola, do pedagógico ao administrativo, devendo ser uma das metas do Projeto construir uma escola democrática, capaz de contemplar vontades da comunidade na qual ele surge, tanto na sua elaboração quanto na sua operacionalização, desde professores, pais, representantes de alunos, funcionários e outros membros da comunidade escolar.








 

 

IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE


Nome: Escola Municipal de Educação Infantil General Miguel Costa
Endereço: Rua Arrojado Lisboa, 37
Jardim Cotinha – Ponte Rasa – São Paulo – SP
CEP: 03887-010
Telefone: 2280-9978 / 2042-3378
GERFUNC: 091090
CE: 16.74.205-8
E-mail: emeimiguelcosta@ig.com.br

 

Horários de Funcionamento:

 1° turno: das 7h às 13h
2° turno: das 13h às 19h




Estrutura física da Escola

 

Nossa escola é composta pelos seguintes ambientes:
·  Sala da Diretoria;
·  Sala da Coordenação Pedagógica e Almoxarifado Pedagógico;
·  Sala dos Professores;
·  Secretaria;
·  Sanitário de funcionários misto (capacidade para 2 pessoas);
·  Sanitário de Professores feminino (capacidade para 1 pessoa);
·  Sanitário infantil feminino (capacidade para 4 crianças);
·  Sanitário infantil feminino (capacidade para 1 criança);
·  Sanitário infantil masculino (capacidade para 4 crianças);
·  Sanitário infantil masculino (capacidade para 1 criança);
·  Galpão-refeitório;
·  Cozinha;
·  Despensa;
·  Área de serviço;
·  Sanitário de funcionários feminino externo (capacidade para 1 pessoa);
·  Sanitário de funcionários masculino externo (capacidade para 1 pessoa);
·  Estacionamento;
·  6 Salas de Convivência;
·  Parque;
·  Quadra;
·  Sala de informática;
·  Refeitório para Funcionários;
·  Corredor lateral coberto;
·  Área externa- floresta.


 

 Galpão-Refeitório                                             Área externa (Floresta)

 

Parque                                                                Quadra                                                               


Fachada da Escola                                                    Almoxarifado Pedagógico

 

  
Sala de Convivência – Minigrupo II                   Sala de Informática

Sala de Convivência – Minigrupo II                     Sala dos Professores









 

ESTUDO DIAGNÓSTICO DA COMUNIDADE E DO ESPAÇO

 

Histórico da Unidade

A criação da nossa escola, “Escola Municipal de Educação Infantil Jardim Cotinha”, data de 24 de dezembro de 1980, sob o Decreto 17.101 assinado pelo prefeito da época, Reynaldo Emygdio de Barros, publicado no Diário Oficial do Município em 25 de dezembro de 1980, pelo Parecer CEE 0762-81 que atende a Educação Infantil.
Anos mais tarde teve o seu nome alterado, segundo o Decreto 23.193, de 15 de dezembro de 1986, o prefeito Jânio Quadros, considerando a relevante importância histórica do General Miguel Costa, resolveu:
“Art. 1º: Fica denominada Escola Municipal de Educação Infantil “General Miguel Costa”, a Escola Municipal de Educação Infantil do Jardim Cotinha”.
A aprovação do Regimento Escolar foi feita pela supervisora desta U.E. por meio da Portaria n° 5.941 de 15 de outubro de 2013.

Patrono da Escola

A alteração do nome deve-se ao reconhecimento do atual prefeito ao herói da Revolução de 24, o General Miguel Costa.  Nascido em 1885 em Buenos Aires na Argentina, mudou-se com a mãe e os irmãos para São Paulo. Em 1901, já havia se alistado na carreira militar e trilhava desde o início uma carreira de vitórias e merecimentos. Ótimo atleta em hipismo e tiro, Miguel Costa chegou a representar o Brasil nas Olimpíadas de 1922.
No governo Vargas, Miguel Costa tomou posse do cargo de General do Exército. Nesta missão, garantiu com bravura e plenitude a execução de vários planos revolucionários da conquista do oeste do Paraná.
Findada a Revolução, por um Decreto de 8 de novembro de 1930, o Governo da república, atendendo aos relevantes serviços prestados, concedeu-lhe, em nome da nação, as honras do posto de General de Brigada, sendo, por outro Decreto da mesma data, convocado para o serviço ativo do Exército Brasileiro. O Miguel Costa foi o único na história que, como Oficial de Polícia, comandou grande unidade do Exército Brasileiro.
Após dois anos, em 23 de maio de 1932, para não ter de combater contra seus companheiros de lutas e, por outro lado, para não ficar contra são Paulo, exigiu Reforma e abandonou a política, afirmando: “O Brasil que cumpra seu destino, já que a revolução pouco lhe soube dar.”
Miguel Costa faleceu na noite de 2 de setembro de 1959, vítima de enfarte, quando falava da Revolução de 24 em um programa de televisão. Naquela noite, um lutador, uma legenda, um pedaço de vida do país, se calou.

Caracterização do Entorno

A subprefeitura de Ermelino Matarazzo está situada na região leste da cidade de São Paulo, fazendo divisa com os bairros Ponte Rasa, Vila Jacuí, Penha e com a cidade de Guarulhos. Com uma área de 8,7 km² e 113.615 habitantes (em 2010), o bairro de Ermelino Matarazzo é irrigado pela linha 12 da CPTM, abriga a o campus da Universidade de São Paulo e o Parque Ecológico do Tietê.





                                                        

Histórico do Bairro de Ermelino Matarazzo

 Os bairros formados ao longo das margens do Rio Tietê-Tupi Guarani, Caudal Volumoso: São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo, Engenheiro Goulart a margem esquerda e Guarulhos - Tupi Guarani, Peixe Barrigudinho a margem direita do Rio Tietê, consta em alguns registros que foram fundados na mesma época. Segundo moradores mais antigos e pesquisas realizadas nos Arquivos Municipal e Estadual, os primeiros habitantes destas terras foram os Índios Guaianazes os quais viviam à margem esquerda do Rio Tietê, a chamada região do Ururaí - Tupi Guarani, Largato D’água ou Planalto de Baquirivu, terras doadas por carta de sesmaria datada 12 de outubro de 1580.
Por volta do ano de 1600, foi criada a Aldeia de São Miguel Arcanjo com a capela do mesmo nome (Capela construída pelos Índios sob o comando dos Jesuítas) e reconstruída sob os encargos de João Álvares e Fernão Munhoz em 16 de junho de 1622.
Com a chegada dos brancos e a colonização, São Miguel Arcanjo, ou Aldeia de Ururaí como era chamado, tem sua data oficial de fundação dia 21 de setembro de 1622. O bairro de Ermelino Matarazzo, que em sua maior parte é formada pela antiga Paragem do Guaporé, várzea do Tietê.
Na metade do século XVII na atual Rua Dr. Assis Ribeiro, antigo Sítio Piraquara-Tupi Guarani, Toca do Peixe, Chácara Quindarussu e a Chácara Itapejica-Tupi Guarani, Pedra Lisa situada às margens esquerda do Rio Tietê. A primeira referência encontrada trata-se do Sítio Piraquara, está no testamento do Capitão Paulo da Fonseca, datado de 1711. Em 1739, aparece novamente citado no testamento de Baltazar Veiga Bueno.
No inventário do Padre Manuel de Souza, de 1854, o Sítio foi descrito da seguinte forma “Com casa de vivenda, paredes de pilão cobertas de telhas, casa de fabrico de farinha, também de paredes de pilão cobertas de telhas, com as terras a ele pertencentes fazendo frente para a várzea do Tietê, com uma capela construída pelos Índios da região dedicada a Bom Jesus de Pirapora” .
No período de 1913/1915, as Indústrias Matarazzo, adquiriram de vários proprietários, por meio de compras registradas no Terceiro Cartório de Imóveis desta Capital. Uma gleba de terra com ou sem benfeitorias, totalizando 420.530 m², segundo as transcrições nº429, 941, 1729, 2551 e 2840 e as averbações feitas em 1939, foram inscritas sob o número noventa, página 255 de o livro auxiliar nº 8, o loteamento denominado Jardim Matarazzo.
Tendo em vista os projetos da construção de uma Rodovia - Estrada de Rodagem São Paulo - Rio 1926/1928 e de uma Linha Férrea - Estrada de Ferro Variante Poá 1921/1926. A Indústria Matarazzo vendeu 274 lotes, cerca de 10% do total de suas terras entre 1926/1939, dando origem a um pequeno povoado em torno da estação de trem, inaugurada em 07 de fevereiro de 1926, passando a transportar passageiro a partir de 1934.
A denominação à Estação ferroviária foi homenagem ofertada a um dirigente da IRFM – Indústrias Reunidas Fábrica Matarazzo, em razão de a estação ferroviária passar pelas terras da IRFM, escolheu-se então o Comendador Ermelino Matarazzo, terceiro filho do Conde Francesco Antonio Matarazzo, sendo o primeiro filho brasileiro, nascido na cidade de Sorocaba em 1883, morto em um acidente automobilístico, na fronteira da França com Itália nas proximidades de Turim em 25 de janeiro de 1920. A expansão urbana da cidade de São Paulo, no início do século XX proporcionou a criação de bairros mais distantes do centro da capital.
As antigas fazendas e chácaras sofreram um processo de loteamento, surgiram novos bairros ou adensaram aos mais antigos. A valorização da área central da cidade e o aceleramento dos loteamentos na região suburbana acabaram por expulsar a classe trabalhadora de menor poder aquisitivo para o subúrbio. O bairro de Ermelino Matarazzo está localizado na zona leste da cidade de São Paulo com uma altitude, em relação ao nível do mar, entre 750 metros, próximo à várzea do Rio Tietê. Elevando-se suavemente de norte a sul e alcançando 775 metros na Vila Paranaguá.
O bairro distado “marco zero” da cidade de São Paulo, por volta de 16 quilômetros em linha reta. Seus limites: ao norte, o município de Guarulhos; a leste, o distrito de Vila Jacuí e Ponte Rasa; a oeste o distrito da Penha. Cabe lembrar que estas divisas administrativas foram definidas pelo Governo Municipal em 1992, e não correspondem às divisas históricas do bairro. As colinas em Ermelino Matarazzo erguem-se, com destaque, no sentido norte-sul em relação ao Rio Tietê, onde, nas encostas do vale do Ribeirão Mongaguá (em Tupi Guarani, Água Pegajosa), surgiu o Jardim Berlim - atual Jardim Belém e a Vila Paranaguá antiga chácara da família Silva Jardim. Outras colinas também aparecem, a leste, Jardim Carolina; e a oeste, Parque Boturussu (em Tupi Guarani, Montanha Grande) e Jardim Verônia. O Ribeirão Mongaguá divide o bairro em duas metades no sentido sul-norte, é afluente do Rio Tietê. Ermelino Matarazzo em todo seu território fazia parte de São Miguel Paulista, em 1959 foi desmembrado, através da LEI nº 5285 de 18 de fevereiro de 1959.
Em 1950, muitas famílias procuraram fixar residência no bairro, nos loteamentos já existentes ou nos que estava sendo implantados e como consequência o aparecimento de vilas, motivadas pela possibilidade de encontrar emprego nas indústrias: “Cia. Nitro Químico Brasileira”, na “Celosul” ou na “Cia. Industrial São Paulo e Rio-Cisper”. A época da origem dessas vilas varia muito, as mais antigas são: Jardim Matarazzo, Jardim Belém, Vila Paranaguá e Parue Boturussu, com caráter tipicamente urbano, onde a maioria dessa população trabalhava na zona central da cidade de São Paulo.
Na década seguinte o bairro começava a perder certos elementos que lhe davam um caráter acentuadamente provinciano, o progresso, com todas as exigências havia invadido o tranquilo e bucólico bairro de antigamente e eliminando de suas ruas e vilas o seu aspecto e os costumes de feição tradicional mais acentuada, esses traços foram substituídos por sentimentos de intranquilidade e insegurança, tamanha era a rapidez com que se processava o seu crescimento populacional.

 

Mapeamento dos equipamentos sociais da região

Quanto às construções públicas, privadas de uso público e à prestação de serviços  nas áreas de cultura, lazer, esporte e saúde, a comunidade conta com:
· Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes 
Rua Sampei Sato, 440 em Ermelino Matarazzo.
· Biblioteca CEU Parque São Carlos “Barbosa Lima Sobrinho”
Rua Clarear, 141 na Vila Jacuí - Jardim São Carlos.
· Clubes Esportivos Municipais: CDC ERMELINO MATARAZZO, situado na Rua Reverendo João Euclides Pereira, 8; CDC DANÚBIO JARDIM MATARAZZO, situado na Trav. Dom Bosco s/nº - Jardim Matarazzo.
·   AMA HOSPITAL ERMELINO MATARAZZO, situado na Alameda Rodrigo de Brum, 1989 - Vila Paranaguá.
·   Hospital Municipal PROF. ALÍPIO CORREA NETTO - ERMELINO MATARAZZO, situado na Alameda Rodrigo de Brum, 1989 - Vila Paranaguá.
·   AMB ESPEC VILA PARANAGUÁ, situado na Rua  José Góes Nogueira, 70 - Vila Paranaguá
·   CAPS ADULTO II ERMELINO MATARAZZO, situado na Av. Boturussu, 168 - Ermelino Matarazzo.
· TELECENTRO Biblioteca Rubens Borba de Moraes, situada na Rua Sampei Sato, 440 em Ermelino Matarazzo.
· TELECENTRO CEU UAB Parque São Carlos, situado na Rua Clarear, 141 na Vila Jacuí – Jardim São Carlos.
·  ARENA CORINTHIANS: Parques e praças, cinema próximo Shopping Itaquera. Há carência de salas de teatro e ofertas de shows ao ar livre.

 

Perfil sociocultural das famílias


Para traçar o perfil sociocultural das famílias dos alunos da EMEI Gal. Miguel Costa foi entregue na Reunião de Pais um formulário (anexo I) a fim de fomentar o diagnóstico da comunidade escolar em 2016. No ano de 2017 mantemos os dados de 2016, pois faremos a pesquisa do perfil sociocultural das famílias a cada dois anos. Os formulários entregues contabilizaram 235 de 312 alunos matriculados. Os dados coletados foram tabulados e dispostos nos gráficos abaixo:


























Após a análise dos questionários, é possível constatar que:

·  O Ensino Médio Completo representam nível de escolaridade da maioria dos entrevistados, tanto dos pais quanto das mães. O Ensino Superior aparece nas pesquisas em apenas 20% das mães e 17% dos pais sendo que dessas, porcentagens apenas metade completou o ensino superior o restante está cursando ou deixou incompleto. Temos 2% das mães que se declaram analfabetas.
·   A moradia de 53% das famílias que entregaram o formulário é própria enquanto que 41% das famílias residem em casa alugada e 6% marcou a opção “outra”;
·  As famílias declararam morar com 3 a 5 pessoas, em média; sendo os Pais, pai e mãe, a figura que mora com a criança, em segundo lugar aparece a Mãe e/ou avós, a figura que mora com  a criança, quando esta não reside com os pais;
·  Em relação à orientação religiosa das famílias temos exatos 50% evangélicas, 34% católicas, 4% espíritas e 12% declaram ter outras orientações religiosas;
·  Respectivamente, 78% e 81% de pais e mães declararam ser naturais da região sudeste, enquanto que 19% dos pais e 18% das mães nasceram na região nordeste do país. A pesquisa revelou também que há 2% de pais e mães nascidos na Bolívia, assim como no ano anterior.
·  O Sistema Público de Saúde mais utilizados pelas famílias pesquisadas são: UBS Carlos Muniz, Postos de Saúde, AMAs e o Hospital Municipal Dr. Alípio Correia Neto;
·  46% dos pais têm entre 30 e 40 anos, e 55% das mães entre 20 e 30 anos;
·  Neste ano 33% dos nossos alunos são filhos únicos, contra 40% dos alunos que são caçulas;
·  Quando indagados sobre o acesso à internet, os entrevistados disseram que os sites mais acessados são facebook, youtube e google para pesquisas;
·  Os canais de TV mais assistidos por nossos alunos são Discovery e TV Cultura;
·  95% das crianças preferem os desenhos animados sendo os personagens mais queridos os super-heróis, Peppa e princesas;
·  70% dos entrevistados disseram que não conhecem ou não acessam o Blog da escola.

Observamos a comunidade atendida em 2016 apresenta a maioria dos pais nascidos na região sudeste, com faixa etária entre 20 e 50 anos; 36% dos pais e 42% das mães pararam os estudos no ensino médio e 8% dos pais e 7% das mães completaram o ensino superior. A internet é usada para lazer e pesquisa, sendo as redes sociais a principal atividade na rede. As crianças, por sua vez, quando não ficam com a mãe, ficam com a avó em casa, quando não estão na escola. Como opções de lazer temos 62% frequentando parques uma vez por mês, 55% indo pelo menos uma vez por mês ao shopping e 53% frequentando o cinema uma vez por mês. O teatro aparece como opção de lazer para 19 % dos entrevistados sendo que 81% declaram nunca ter ido ao teatro. Das famílias entrevistadas 26 % já foram à uma exposição de arte e 74% nunca foram à uma exposição de arte. Percebemos que embora o IDH do bairro de Ermelino Matarazzo seja considerado médio, 0,801, nossa comunidade enfrenta problemas com a carência de empregos na região, 97% não trabalha no bairro, o que faz com que haja grande necessidade de locomoção. Existe uma carência da população com relação ao conteúdo cultural e artístico.
Com base nesses dados, a escola objetiva realizar algumas ações no sentido de ampliar o repertório da família quanto às manifestações culturais, bem como, por meio do blog sugerir atrações de teatro em equipamentos sociais próximos à comunidade.

PROFISSIONAIS DA UNIDADE EDUCACIONAL


Escola é
 ... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade, É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.

Paulo Freire

Equipe Técnica

Neste ano a Equipe técnica é formada por:
Diretora: efetiva e em exercício nesta Unidade desde janeiro de 2014;
Assistente de Diretor: Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, lotada em outra U.E. e em exercício na função desde abril de 2013;
Coordenadora Pedagógica: Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, lotada em outra U.E., designada para esta função desde  novembro de 2016.
(ver anexo II)

Equipe Docente

O quadro da equipe docente da EMEI Gal. Miguel Costa é formado por vinte e uma professoras, sendo que treze professoras estão em regência de classe, quatro professoras na condição de módulo, duas professoras em readaptação e uma em licença médica continuada.
Neste ano, a escola possui dois grupos de JEIF. O primeiro é formado pela Coord. Pedagógica e duas professoras; e o segundo por cinco professoras. Todo o quadro docente possui graduação superior em Pedagogia.
          (ver anexo III)

 

Quadro de Apoio à Educação

O quadro de apoio é formado por sete funcionários, sendo três Auxiliares Técnicos da Educação (ATE) e os demais, Agentes de Apoio à Educação. Temos uma Agente de Apoio readaptada. A Unidade conta com dois vigias que alternam os dias para garantir a segurança da escola à noite.


(ver anexo IV)

Terceirização de Serviços

O serviço de limpeza e conservação é realizado pela empresa terceirizada Limpadora CALIFÓRNIA Comércio e Serviços LTDA a partir de fevereiro de 2015.
 A empresa APETECE Sistemas de Alimentação LTDA. oferece os serviços da cozinha e conta com três funcionárias fixas. A nutricionista Melissa Ocaña Ribeiro, com o CRN nº 30191, supervisiona o trabalho das funcionárias da cozinha, com visitas regulares.





Nome
Empresa
Data início
Horário de Trabalho
N° contrato
Cozinha
Fabia Pereira Pires
APETECE
01/02/2011
6h00 às 15h48
33/SME/DME/2011
Cozinha
Rita de Cássia Araújo Santos
APETECE
01/02/2011
9h00 às 18h00
33/SME/DME/2011
Cozinha
Ana Maria Pires
APETECE
01/02/2011
8h00 às 17h45
33/SME/DME/2011
Limpeza
Elisangela Silva Alves
CALIFÓRNIA
18/02/2015
9h30 às 19h00
12h30 às 13h30
009/SME/2015
Limpeza
Sonia Maria da Silva Pádua
CALIFÓRNIA
03/03/2016
7h00 às 17h00
11h30 às 12h30
009/SME/2015
Limpeza
Sueli dos Santos Vilela
CALIFÓRNIA
18/02/2015
7h00 às 17h00
11h30 às 12h30
009/SME/2015

 

 

Perfil sociocultural da equipe docente da U.E.

Neste ano letivo de 2016, durante o período de Planejamento no mês de fevereiro, foi entregue um questionário (anexo V) a cada funcionário com a finalidade de conhecer o perfil da equipe educacional e potencializar os saberes para a melhoria das condições de atendimento à comunidade escolar. Os resultados obtidos foram diagramados em gráficos para melhor visualização. Não fizemos nova pesquisa, pois os professores são os mesmos.










Após a tabulação dos dados, foi possível constatar que:

·  60% dos docentes da unidade possuem nível superior completo, 5% tem duas graduações e 30% dos professores têm pós-graduação. Neste ano, há uma professora com formação superior em Mestrado.
·  30% é o primeiro ano que trabalha nesta U.E., 50% das professoras têm entre 1 ano e 5 anos de exercício nesta unidade, e 10% das têm entre 5 anos ou mais e 10% trabalha nesta unidade há 10 anos ou mais.
·  20% dos professores têm de 1 a 10 anos de experiência na profissão docente , 35% têm entre 11 e 15 anos de carreira, 20% têm de 16 a 20 anos de experiência, 5% têm de 21 a 25 anos no magistério e 20% têm 26 anos ou mais.
·  40% dos professores lecionam em outra escola e 60% só lecionam em nossa escola. Importante ressaltar que há 5 professoras que possuem os 2 cargos nesta unidade.
·  35    % dos professores afirmaram fazer algum curso fora do horário de trabalho na área da educação;
·  80% dos docentes têm conhecimento do trabalho com projetos pedagógicos dado que trabalhamos com projetos em 2015.

Potencialização dos saberes da equipe para a melhoria do atendimento à comunidade


A instituição possui um programa de formação continuada, PEA (Projeto Especial de Ação), que possibilita o planejamento, a avaliação e o aprimoramento dos registros e práticas docentes, no entanto apenas oito de vinte professoras participam deste momento de formação.  Como acreditamos que momentos formativos como este dentro da unidade escolar merecem ter espaço privilegiado, a gestão pedagógica da escola procura divulgar as discussões, estudos e registros do PEA a todos os docentes nas horas atividades dos professores que não fazem o PEA.
A coordenadora pedagógica disponibiliza todos os textos trabalhados em PEA, na sala dos professores para que todos possam obter informações do percurso realizado em horário de PEA.
O blog da EMEI também é um recurso muito válido para dar visibilidade às produções dos alunos, ao trabalho dos professores e registros do PEA em foto, vídeo e artigos de autores referência na área da Pedagogia dos Projetos, qualificação dos espaços e registro, tema do PEA este ano. Há uma programação para postagem dos fazeres da escola, todas os professores postarão seus fazeres uma vez por mês.

PROPOSTA CURRICULAR

Prioridades e Objetivos Educacionais

Consideramos, em nosso cotidiano, as proposições expressas nas DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL – DCNEI (Resolução nº 5, de 1712/2009), tendo como eixos norteadores do currículo as Interações e o Brincar, garantindo experiências que:
• Promovam o conhecimento de si, do outro e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
• Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
• Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
• Recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
• Ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
• Possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
• Possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e conhecimento da diversidade;
• Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
• Promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança teatro, poesia e literatura;
• Promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;
• Propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras.


Normas de Convívio da Unidade Escolar


1.1    Horário de Funcionamento da escola

O horário de entrada do turno da manhã será ás 7h, com tolerância de 10 minutos. Na saída, o portão se abrirá primeiramente aos condutores de transporte escolar a partir das 12h25 e para os pais à partir de 12h30.
No turno da tarde os alunos entrarão às 13h, com tolerância de 10min. Na saída, o portão se abrirá às 18h25 para os condutores de transporte escolar e 18h30 que deverão buscar os alunos dentro das salas de aula.

1.2   Cartão de Retirada

A utilização do Cartão para Retirada do aluno será mantida também neste ano, no entanto os pais deverão informar até três pessoas e o grau de parentesco delas com o aluno para que possam fazer uso do RG, quando não estiver com o cartão de retirada em mãos. A lista dessas três pessoas deverá constar na Agenda do Aluno.
 Com o mesmo procedimento do ano anterior, os cartões foram entregues no primeiro dia aula aos pais e responsáveis presentes.

1.3     Atendimento aos Pais

O agendamento de atendimento aos pais pelos professores deverá respeitar o dia e hora de horários livres/ hora atividade de cada professor.
Para outras informações, a gestão receberá os pais, quando necessário, das 7h às 19h, todos os dias.

1.4    Encaminhamentos

Os encaminhamentos aos UBS e Posto de Saúde serão feitos pelo coordenador pedagógico, conforme a observação do desenvolvimento do aluno feito pelos professores, e após reunião/contato com os pais do aluno.

1.5     Acidentes

Em caso de acidentes leves, ferimentos, mal-estar, febre e qualquer outro desconforto, a escola entrará em contato com a família por telefone. No caso de acidentes graves, a criança será imediatamente socorrida e levada ao Hospital mais próximo acompanhada de dois funcionários, enquanto a instituição entra em contato com os pais informando o acontecido. Toda vez que o aluno chegar à escola com ferimentos, será feita ocorrência em livro próprio e os responsáveis serão comunicados.

1.6    Faltas

Para garantir a frequência mínima exigida por lei, a instituição fará um controle diário do comparecimento das crianças matriculadas na EMEI. Eventuais faltas poderão ser justificadas, no entanto, quando estas ultrapassarem os 15 (quinze) dias de faltas injustificadas e sem respostas às intervenções da unidade, como convocações e/ou contato telefônico; a escola entrará em contato com a família por visita domiciliar para conhecer os motivos das ausências. No caso de atrasos e saídas antecipadas dos alunos, o pai deverá justificar o motivo em livro próprio, assinando-o.

1.7    Trocas de roupas

Todos os dias, os pais deverão enviar na mochila da criança trocas de roupas, para que possamos trocar a criança em situações de necessidade (diarreia, vômito, etc).


Articulação da Escola com Equipamentos Sociais

Programa Aprendendo com Saúde
Nossa escola  participa do Programa Aprendendo com Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo. O Projeto prevê ações coletivas no que se refere à Promoção da Saúde Bucal.
Nossa escola recebe visita do dentista, às terças-feiras, das 11h às 13h, a fim de conscientizar os alunos sobre cuidados de higiene bucal, orientando-os a escovar os dentes com qualidade, além de avaliar os casos que necessitem de consulta especializada.
No ato da matr ícula os pais assinam uma autorização para que as crianças participem do Programa de Saúde bucal.
Os dentistas e a Coordenação Pedagógica da escola organizarão reuniões e palestras a fim de incentivar a saúde bucal aos pais e aos alunos, pois com os dados dos anos anteriores, observou-se que a família, após os encaminhamentos feitos pelo Programa, não dá continuidade ao tratamento na UBS. Desta forma, realizar ações na escola poderá dar mais visibilidade à seriedade do projeto à comunidade.
                

Atendimento aos educandos com deficiência


“O princípio fundamental da educação inclusiva é a valorização da diversidade e da comunidade humana. Quando a educação inclusiva é totalmente abraçada, nós abandonamos a ideia de que as crianças devem se tornar normais para contribuir para o mundo“ (KUNC, 1992 apud CÂNDIDO, 2009).

A inclusão escolar surgiu com a "Declaração de Salamanca" em 1994, com a ideia de romper paradigmas educacionais existentes na época. Após tantos anos de segregação e isolamento, hoje essas pessoas são reconhecidas como cidadãos. O princípio da escola inclusiva é de que todas as crianças devem aprender juntas, independente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter. Para isto é necessária uma quebra de paradigmas, isto é, concentrar a educação no aprendiz, levando em conta o potencial de cada um.
Nós, da EMEI Gal. Miguel Costa, compreendemos que a educação inclusiva tem por objetivo inserir portadores e não portadores de necessidades especiais em salas de aula de escolas comuns, convivendo no mesmo ambiente escolar, aprendendo e respeitando as diferenças. Este convívio entre as crianças leva à valorização da diversidade, o respeito àquele que é diferente e não inferior.
Como o foco da Educação Infantil está no cuidar e educar, na convivência e na vivência das crianças, o nosso trabalho consiste em acolher todas as crianças, respeitando o desenvolvimento de cada uma, comparando-a sempre com ela mesma.
Desta forma, quando percebemos que alguma criança necessita de algum tipo de atendimento diferenciado, fazemos reuniões com a equipe e com a família, analisamos quais intervenções são importantes para melhorar o convívio da criança na escola e, se necessário, encaminhamos para avaliação de especialistas.
Desde o ano de 2016, acolhemos uma criança com deficiência, integrante do grupo do Infantil II-C,  Vitória Gonçalves Nascimento. Neste ano, temos ainda, Guilherme Rocha Leite, Infantil II - E  e  Gleyce Pereira de Sousa – Infantil I - C, cadeirantes. E uma criança autista, Matheus Arquino da Silva, Infantil I – B.
Nossas ações com esses alunos contará com o constante contato com a família, além de pesquisas de atividades pedagógicas adaptadas que propiciem aprendizado e desenvolvimento cognitivo. Contamos com uma rede de apoio a inclusão: CEFAI e ACDEM.
Com base na realidade da nossa EMEI neste ano letivo, nossas ações serão:
AÇÕES
· Estimular a utilização plena do potencial  dos sentidos remanescentes, bem como na superação de dificuldades e conflitos emocionais;
· Desenvolver e incentivar o comportamento exploratório, a observação e a experimentação de si, do outro e do ambiente;
· Apoiar a criança com necessidades especiais em suas especificidades, promovendo situações de interação com as outras crianças, promovendo a ampliação do seu repertório cultural.
· Ofertar ambientes facilitadores da aprendizagem e do convívio social;
· Cuidar para que as crianças com necessidades educativas especiais possam ser ajudadas da forma mais conveniente no aprendizado de cuidar de si, o que inclui a aquisição de autonomia e o aprendizado de formas a assegurar a sua segurança pessoal;
· Disponibilizar materiais e atividades adaptados às necessidades da criança, possibilitando o aprendizado e desenvolvimentos de suas potencialidades;
· Respeitar o tempo e os limites da criança para a realização das atividades;
· Manter contato frequente com as famílias para melhor coordenação de condutas,  troca de experiências e de informações;
· Estabelecer parceria com profissionais do CEFAI – Diretoria Regional de Educação da Penha e ACDEM.

PLANO DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO


Composição da organização escolar

A EMEI Gal. Miguel Costa oferece à sua comunidade e seus arredores a Educação Infantil neste ano letivo de 2017 nos seguintes períodos e agrupamentos:
Agrupamento
Período
Vagas Oferecidas
Minigrupo II - A
Manhã
16
Minigrupo II – C
Tarde
16
Minigrupo II - D
Tarde
16
Infantil I - A
Manhã
35
Infantil I - B
Tarde
35
Infantil I - C
Tarde
35
Infantil I – D
Manhã
16
Infantil II – A
Manhã
29
Infantil II - B
Manhã
29
Infantil II – C
Manhã
29
Infantil II – D
 Tarde
29
Infantil II - E
Tarde
29
Total de alunos

314



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





 

Plano de Trabalho da Gestão

Metas e ações para 2016

Com base na avaliação da U.E. em 2016 e  em expectativas para o ano letivo de 2017, foram organizadas as metas e as ações pela gestão da U.E.
À luz dos princípios elencados no Programa Mais Educação São Paulo, nosso Plano de Trabalho da Gestão terá ações e metas pautadas no Eixo da Gestão Pedagógica, objetivando:                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         
·       Promover o trabalho com o currículo integrador por meio da Pedagogia dos Projetos, continua;
·       Subsidiar nos horários coletivos de formação docente a discussão teórica sobre Documentação Pedagógica, qualificando o registro.
·       Estudar e discutir metodologias, realizando trocas de experiências nos horários coletivos de formação;
·       Possibilitar a participação dos professores em JBD nos horários destinados a hora-atividade.
·       Aproximar as práticas da unidade educacional às questões sociais através dos Projetos: Convivência, Literatura Infantil e Sustentabilidade – A Terra é minha casa;
·      Divulgar e disseminar as experiências de pesquisas e projetos da unidade à comunidade;
·      Qualificar os espaços/ambientes da escola com atividades significativas e prazerosas, respeitando o tempo/ritmo e desenvolvendo todas as potencialidades dos envolvidos no processo possam ser aprimoradas;
·      Qualificar as diferentes formas de registro do processo educativo o que possibilitará uma avaliação qualitativa do desenvolvimento de cada educando;

PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR


O reconhecimento da Educação Infantil em nosso país é recente e ao longo dos anos vem afirmando sua identidade, se firmando na legislação e nas políticas públicas brasileiras. A Educação Infantil firma-se como direito de toda criança na Constituição Federal de 1988, no entanto é na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) – 9394/96 que se configura como a primeira etapa da educação básica. Na lei n° 9.394/96, a Educação Infantil, parte integrante do sistema educacional brasileiro, tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, e social, complementando a ação da família e da comunidade. (art. 29 / LDB).

Art. 30. A educação infantil será oferecida em:
I - creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;
II - pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.  (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
No mesmo rumo, o art. 4° da LDB teve sua redação modificada pela Lei nº 12.796/2013, estabelecendo à educação escolar pública a garantia de educação obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade. Deste modo, cabe à instituição de educação infantil (pré-escola) atender a demanda de crianças de 4 (quatro) e 5 (cinco) anos de idade.
   Diante a tantas transformações cabe à instituição de ensino tecer reflexões a fim de compreender o contexto sociocultural e as especificidades deste universo tão peculiar que envolve a criança pequena.

Concepção de Criança/Infância

A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos.
Cem pensamentos.
Cem modos de pensar de jogar e de falar.
Cem sempre
Cem modos de escutar
as maravilhas de amar.
Cem alegrias
para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens
(e depois cem, cem, cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura lhe separam a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
de pensar sem as mãos
De fazer sem a cabeça
De escutar e de não falar
De compreender sem alegrias
De amar e de maravilhar-se
Só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe: de descobrir um mundo que já existe
E de cem
Roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação
o céu e a terra
a razão e o sonho
São coisas
Que não estão juntas.
Dizem-lhe, enfim, que as cem não existem
A criança diz:
Ao contrário,
As cem existem.

Loris  Malaguzzi

A noção de infância surge no contexto da sociedade moderna a partir dos estudos do francês Philippe Ariés em sua obra “A História Social da Criança e da Família”, cuja publicação data de 1970. No entanto, é no século seguinte que cresce o esforço pelo conhecimento e respeito à criança pequena e o seu universo, sendo a infância objeto de estudo de diversas áreas do conhecimento.
A infância consiste em um tempo da vida do ser humano. Este tempo tem características próprias onde a curiosidade, a descoberta, a imaginação, a criatividade, o lúdico estão presentes.
A concepção de criança/infância é fruto de construção social, histórica e cultural. Logo, a imagem de criança é construída no tempo e na história, havendo, pois várias formas de ser criança, vários tipos de infância.
No sentido de construir uma Pedagogia da Infância, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) compreende a criança de 0 a 12 anos de idade, um sujeito de direitos, cidadã de pouca idade, protagonista de uma cultura própria.
   A EMEI Gal. Miguel Costa defende a concepção de criança que reconhece e respeita o que é específico da infância: seu poder de imaginação, fantasia e criação; entende as crianças como cidadãs, pessoas que produzem cultura e são por elas produzidas. Que possuem olhar crítico sobre as coisas que o cercam, questionando e modificando-as. E esse modo de ver as crianças nos auxilia não só como ensiná-las, mas como entender como elas veem o mundo.
A criança tem o direito de ser criança, brincar, criar, imaginar, experimentar, falar e ser ouvida, ter amigos e amigas, fazer escolhas, ter contato com a natureza, ser feliz, rir, chorar, conhecer a si mesma e ao outro, relacionando-se e expressando-se de diferentes formas: elas têm o direito à vida e a ser respeitada por todos. A criança faz sua leitura de mundo, interpretando-o e reinventando-o
Temos discutido coletivamente a importância de construirmos no cotidiano, uma Pedagogia que contemple a visão de infância descrita. Nesse sentido, nossos olhares se voltam para uma prática que organiza e reorganiza tempos e espaços para o trabalho com as múltiplas linguagens e a construção de projetos de interesse das turmas.


Para FARIA, 2007:
“... um oásis, um lugar onde se torna criança, onde não se trabalha, onde se pode crescer sem deixar de ser criança, onde se descobre (e se conhece) o mundo através do brincar, das relações mais variadas com o ambiente, com os objetos e as pessoas, principalmente entre elas; as crianças.”
   Assim, a instituição de Educação Infantil constitui-se como um local privilegiado em que se possa viver e respeitar a infância, e a forma como o tempo e o espaço se organizam dentro do currículo da educação Infantil refletem na concepção de criança/infância que a escola considera.

Proposta Curricular

   O currículo, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, é constituído de um conjunto de práticas que visam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, cientifico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos de idade.
   O desenvolvimento da criança é um processo contínuo e recíproco, pois ele se dá através da troca com o outro, nas interações entre a criança e o conhecimento, entre a criança e outra criança e a criança e o educador. Nesse sentido, a criança deve ser concebida com o sujeito ativo e competente, capaz de mobilizar e modificar os seus saberes e suas funções psicológicas.
   O currículo da educação infantil se dá na relação e na interlocução entre a criança e o adulto, no espaço do tempo vivido, carregando o registro deste percurso. O currículo na educação infantil tem caráter integrador e se constrói no envolvimento de vários personagens do processo educativo: pais, comunidade, aluno, professor. Sendo assim, a nossa proposta pedagógica está pautada em dois eixos estruturantes sejam eles: a Interação e a Brincadeira. Assim oportunizaremos experiências que:
· Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
· Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
· Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
· Recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações temporais;
· Ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
· Possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização saúde e bem–estar;
· Possibilitem vivências éticas e estéticas, com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidade no diálogo e conhecimento da diversidade;
· Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indignação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
· Promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de musica, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
· Promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;
· Propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;
· Possibilite a utilização de  projetores, computadores, máquinas fotografias e, outros recursos tecnológicos e midiáticos;
· Promovam uma cultura de promoção à saúde, respeito ao meio ambiente e à prevenção por meio do enfrentamento à proliferação do mosquito Aedes aegypti especialmente de seus criadouros (locais de água parada).

Esses eixos norteadores são integrados com o propósito de romper com as fragmentações existentes entre: corpo e mente; brincar e aprender; razão e fantasia; experiência e atividade; concepções e práticas; tempo da criança e tempo institucional. Assim o tempo da experiência se organiza e se destina à brincadeira inspirada no diálogo permanente entre os interesses das crianças e a intencionalidade docente, respeitando a criatividade e curiosidade infantis.
Com o intuito de oportunizar para as crianças a construção de estratégias pessoais e coletivas diante das experiências vividas, a partir das quais possam escolher o que e com quem irão fazer alguma coisa, para este ano letivo de 2017, a equipe docente decidiu continuar o trabalho em nossa escola através de Projetos Pedagógicos onde educandos e educadores são atores do processo de elaboração e avaliação de cada etapa do projeto. O tema do projeto desenvolvido respeita o interesse e a especificidade de cada agrupamento oferecido pela EMEI Gal. Miguel Costa: Infantil I, Infantil II e Minigrupo II.
Na elaboração destes Projetos  procurou-se, segundo as Orientações Curriculares:
· a partir de uma visão integrada do que significa educar e cuidar das crianças e propor-lhes atividades ligadas a uma vida saudável, criativa e cooperativa;
· valorizar as interações professor-criança(s) e criança-criança como recursos fundamentais nas aprendizagens;
· tomar a brincadeira infantil como campo privilegiado de experiências na construção conjunta de significados;
· garantir a interação dos diferentes campos de experiências das crianças sem diluir a especificidade dos objetos de conhecimento e das linguagens;
· acolher a diversidade de ritmos de realização pelas crianças do que lhes é proposto, aceitando que algumas delas irão envolver-se e realizar com independência os comportamentos antes que outras, que devem ser então apoiadas de diferentes maneiras;
· incluir as crianças com deficiência nas atividades propostas para as demais crianças, providenciar para que elas tenham boas oportunidades para interagir com os companheiros e como professor, e ter material adaptado para ter melhor desempenho;
· criar ambientes de aprendizagens que possibilitem à criança brincar frente ao computador e usar diferentes recursos tecnológicos como maquinas fotográficas, projetores, aparelhos de som e filmadoras.
Nosso trabalho com as crianças é garantir que elas possam ter o direito de viver situações acolhedoras, seguras, agradáveis, desafiadoras, que lhes possibilitem apropriar-se de diferentes linguagens e saberes que circulam em nossa sociedade, selecionados por seu valor formativo em relação aos objetivos expostos em nossa proposta pedagógica, e que essas experiências possam ampliar as possibilidades de viver a infância de modo a:
• conviver, brincar e desenvolver projetos em grupo,
• cuidar de si, de outros e do ambiente,
• expressar-se, comunicar-se, criar e reconhecer novas linguagens,
• compreender suas emoções e sentimentos e organizar seus pensamentos,
• ter iniciativa e buscar soluções para problemas e conflitos,
• conhecer suas necessidades, preferências e desejos ligados à construção do conhecimento e de relacionamentos interpessoais, e formular um sentido de si mesmo que oriente suas ações.

ORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS E ESPAÇO


Segundo a Normativa nº01/15, o projeto Político-pedagógico deve ser um documento vivo e dinâmico, que se constrói e reconstrói no coletivo em constante processo de reflexão, sendo, portanto a história do percurso dos sujeitos que compartilham um mesmo território reveleando princípios e práticas estabelecidas pela unidade educacional. Implica na organização do trabalho cotidiano para atender as necessidades e interesses das crianças, pautada nos princípios éticos (da autonomia e do respeito às diferentes culturas e identidades), estéticos (da sensibilidade, da ludicidade e da criatividade) e  políticos (do exercício da criticidade, dos direitos das crianças e da prática pedagógica democrática).
O roteiro das atividades a serem desenvolvidas em cada turma e o modo de estruturar o espaço de vivência e aprendizagem compõe a programação didática desta unidade escolar. Esses três instrumentos: projeto político pedagógico, currículo integrador e projetos pedagógicos de trabalho são aperfeiçoados na prática cotidiana e são frutos de construção coletiva entre educandos / educadores e os demais integrantes da comunidade educativa.
O tempo em nossa EMEI considera como citado na normativa nº1/15:
·         A organização temporal, a partir do interesse e das necessidades das crianças, que favoreça a realização de atividades simultâneas e/ou conjuntas por um mesmo agrupamento;
·         O planejamento dos diferentes tempos contemplando a participação cotidiana das crianças, evitando tempos de espera;
·         Os tempos necessários para que as crianças possam desenvolver seus projetos, experiências e pesquisas.
A linha de Tempo de 2017 (ver anexos) foi reorganizada de modo a privilegiar o melhor uso do espaço externo da escola, evitando assim que as crianças fiquem muito tempo na Sala de Convivência. Deste modo, garantimos que cada agrupamento ao longo do período de 4 horas possa visitar pelo menos 2 ou 3 espaços como: parque, quadra, floresta.                                                                                                                                                                         
                Projetos
Os projetos pedagógicos apresentam como ponto de partida em comum para todas as salas e um tema de interesse da turma e se organizam em torno de um produto final, cuja escolha e elaboração são compartilhadas com as crianças para que surjam novas aprendizagens e novos projetos.
Os projetos podem ter como ponto de partida um problema sugerido pelo grupo pedagógico ou decorrente da vida da comunidade, uma notícia de televisão ou de jornal, um interesse particular das crianças, etc. Uma das condições para sua escolha é que ele mobilize o interesse do grupo como um todo.
Em consonância com o PEA, o grupo reorganizará o currículo da educação infantil em Projetos.

AVALIAÇÃO     

   Segundo as DCNs (2010), a avaliação das instituições da Educação Infantil devem criar procedimentos para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivar seleção, classificação ou retenção, garantindo:
·  a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano;
·   a utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.);
·  a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança;
·  a documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto ás crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança de Educação Infantil;
·  a não retenção das crianças na educação Infantil.
Nesse sentido, a avaliação na Educação Infantil deve acontecer em dois âmbitos: o âmbito da Aprendizagem e no âmbito da Avaliação Institucional, tendo como norte os objetivos expressos no Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar.

Avaliação do desenvolvimento das crianças

Com base no Programa Mais Educação São Paulo (2014), no que se refere à aprendizagem de nossos alunos, a avaliação deste processo dar-se-á mediante a elaboração de relatórios descritivos individuais, tendo por objetivo descrever as atividades das crianças, sem, contudo, classifica-las nem tão pouco servir de critérios para a retenção das mesmas.
Este ano sentimos necessidade de estudar, refletir e repensar nossas práticas em relação e através da documentação pedagógica. Portanto, o PEA será: “Documentação Pedagógica: Uma ferramenta para educar-se e refletir para melhor educar”.
A Documentação Pedagógica dos nossos alunos será composta por diferentes registros, descritos a seguir:
Relatório Descritivo Individual
Esse documento é elaborado no final de cada semestre do ano letivo pelas professoras e será entregue aos pais na última Reunião de Pais (Encontro de Pais), compondo a documentação pedagógica da criança. No Relatório constam as observações das professoras acerca do desenvolvimento da criança ao longo do ano, enfatizando aspectos importantes do percurso vivido pela criança, dando-se ênfase aos avanços qualitativos do desenvolvimento de cada criança. Além disso, o percurso vivido pela turma com o relato dos projetos realizados constará do relatório. Em outro campo, há o preenchimento da frequência do aluno durante os semestres, por fim a ciência da gestão pedagógica dos professores e dos pais.


Diário de Bordo/Caderno e Passagem
Ao longo do ano, as professoras farão registros em caderno próprio intitulado de Caderno de Passagem. Esse caderno servirá para que os professores de turnos diferentes se comuniquem e registrem os acontecimentos importantes de cada turno.
Portfólio Virtual da Turma
O Portfólio Virtual, também fará parte do Blog da EMEI, onde são postados semanalmente registros de fotos e vídeos dos alunos durante atividades da rotina, comemorações e festas, além de tornar públicas as dinâmicas em Reunião de Pais e Mestres, Conselho de Escola e APM (Associação de Pais e Mestres) entre outros eventos.
Todas as atividades realizadas pelas professoras podem ser publicadas no Blog, assim os pais e a comunidade escolar poderão acompanhar o andamento dos Projetos realizados na escola. Comentários e sugestões da comunidade escolar para a melhoria do serviço também são postadas no blog.
A cada situação vivida, a cada experiência significativa dentro da escola, a cada superação da criança, a professora fará um registro relatando o obstáculo e a superação da criança, uma situação de protagonismo da criança, falas significativas como marcos de desenvolvimento cognitivo ou sinais de desenvolvimento da mesma, comparando a criança apenas com ela mesma.
O Blog será atualizado pela Gestão da Escola em parceria com os professores e pais. O endereço do Blog é: www.emeimiguelcosta.blogspot.com.br

 

Avaliação Institucional

A avaliação na Educação Infantil também acontece em âmbito institucional, e o Projeto Político Pedagógico é considerado um documento de grande valia para traçar o percurso da Unidade Escolar ao longo do ano letivo e também para fazer reflexões acerca dos percursos realizados nos anos anteriores.
Avaliar a instituição abrange diferentes âmbitos, como a aprendizagem, a instituição, as políticas educacionais e os programas, além de envolver os diferentes atores deste processo. Nosso Projeto Pedagógico deste ano objetiva realizar a autoavaliação. Entende-se por autoavaliação o conjunto de procedimentos avaliativos organizados por integrantes da instituição educativa que realizam a avaliação do trabalho e das condições de sua produção – professores, outros profissionais, da instituição, alunos e pais. (SOUSA, 2009)
Segundo o Programa Mais Educação São Paulo (2014, p.72), as unidades de Educação Infantil realizam anualmente a autoavaliação em que são analisados aspectos pautados nas ações cotidianas das unidades com base na rotina das crianças e dos educadores, bem como na infraestrutura organizacional das unidades.
Assim, a EMEI Gal Miguel Costa, que em conformidade com o documento em 2014 realizou em 2015 e 2016 e realizará em 2017 o Dia da Avaliação que acontece conforme previsto no Calendário e na Portaria nº 6.750, de 25 de dezembro de 2014, com a utilização dos “Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana” com a participação dos pais, funcionários e comunidade escolar.
Avaliação Institucional 2016 da Unidade Escolar
A partir a coleta de dados realizada na Avaliação dos Indicadores de Qualidade da Educação Paulistana, foi possível sistematizar as informações e assim compor com pais, funcionários e comunidade a Avaliação Institucional Final de 2016. Com base nas dimensões apresentadas pelos Indicadores, apontaremos a seguir o quadro dos resultados obtidos bem como o quadro do plano de ação traçado para sanar os problemas apontados:

RESULTADOS OBTIDOS NA AUTOAVALIAÇÃO DOS INDICADORES DE QUALIDADE NA
EDUCAÇÃO INFANTIL  PAULISTANA 2016


DIMENSÃO
1



Planejamento e Gestão Educacional
 Os indicadores dessa dimensão receberam a cor verde, uma vez que as situações ali explicitadas já estão consolidadas em nossa escola.


DIMENSÃO
2

Participação, Escuta e Autoria de Bebês e Crianças.
O trabalho com projetos pedagógicos nos ajudou a consolidar todas as ações propostas pelos indicadores.

DIMENSÃO
3
Multiplicidade de experiências e linguagens em contextos lúdicos para as Infâncias
Nesta dimensão o indicador 3.4 teve os itens 3.4.3 e 3.4.4 com cor amarela, pois, apesar das experiências citadas ocorrerem na unidade, de vez em quando, elas não estão consolidadas. Assim, precisamos pensar em:
·   Disponibilizar brinquedos tradicionais (pião, peteca, pé de lata, carrinho de rolimã, entre outros);
·   Fazer, com os pais, oficinas de construção de
brinquedos e brincadeiras tradicionais.

DIMENSÃO
4
Interações

A plenária concluiu que a cor verde é adequada para os indicadores dessa dimensão dada a consolidação da grande maioria das experiências ali descritas.

DIMENSÃO
5

Relações Étnico raciais e de Gênero.
Nesta dimensão o indicador 5.1 recebeu a cor amarela nos itens 5.1.2 porque as reflexões em torno da valorização da diferença étnico racial se dá, mas não de forma permanente.
O item 5.2.3 do indicador 5.2 recebeu a cor amarela porque a maioria de nossas professoras faz fila de meninos e meninas
Os itens 5.3.1  do indicador 5.3 receberam a cor vermelha por não haver nenhuma discussão com as famílias sobre a atuação de educadores do sexo masculino. O item 5.3.5 ficou com a cor amarela porque  os momentos formativos com relação à identificação e intervenção em situações de racismo e sexismo  só foram previstos no PEA  deste ano.
Os itens 5.4.6 e 5.4.7 do indicador 5.4 recebeu a cor amarela porque não oportunizamos vivências onde meninos assumam papéis em contraposição à ideia machista  e  porque histórias que contemplem diferentes identidades étnico-raciais não estão presentes no cotidiano da sala de aula.

DIMENSÃO
6
Ambientes Educativos: Espaços, Tempos e Materiais.
A plenária concluiu que a cor verde é adequada para os indicadores dessa dimensão dada a consolidação da grande maioria das experiências ali descritas.

DIMENSÃO
7

Promoção da Saúde e Bem Estar: experiência de ser cuidado, cuidar de si, do outro e do mundo.
A plenária concluiu que a cor verde é adequada para os indicadores dessa dimensão dada a consolidação da grande maioria das experiências ali descritas.

DIMENSÃO
8

Formação e Condições de trabalho das Educadoras e dos Educadores.
 O item 8.4.6 do indicador 8.4 recebeu a cor amarela porque a quantidade de crianças por sala aumentou este ano.

DIMENSÃO
9

Rede de Proteção Sócio Cultural: Unidade Educacional, Família, Comunidade e Cidade.
O indicador 9.3 recebeu a cor vermelha porque apesar da unidade dar visibilidade à produção das crianças nos espaços da escola, promove pouco a interação da comunidade com os eventos do seu entorno e da cidade.

 

 

  QUADRO DE PLANO DE AÇÃO 2016
Dimensão
Itens do Indicador
Problemas
Ações
Responsáveis
Prazo



Multiplicidade de experiências e linguagens em contextos lúdicos para as Infâncias
3.4.3 A unidade educacional disponibiliza e as professoras oferecem para as crianças brinquedos tradicionais das culturas das infâncias ( bola, pião, peteca, pé de lata, carrinho de rolimã, entre outros?
3.4.4 A unidade Educacional e as professoras promovem encontros com outros educadores ou pais/responsáveis para oficinas de construção de brinquedos e oficinas de brincadeiras tradicionais?
Nesta dimensão o indicador 3.4 teve os itens 3.4.3 e 3.4.4 com cor amarela, pois, apesar das experiências citadas ocorrerem na unidade, de vez em quando, elas não estão consolidadas.

Assim, precisamos pensar em:
·   Disponibilizar brinquedos tradicionais (pião, peteca, pé de lata, carrinho de rolimã, entre outros);
Fazer, com os pais, oficinas de construção de brinquedos e brincadeiras tradicionais.
Gestão




Pais
Durante o ano todo.
Relações Étnico raciais e de Gênero.
5.1.2 As propostas pedagógicas da unidade Educacional preveem e realizam ações e reflexões, de forma permanente com bebês e as crianças, as famílias/responsáveis e os demais profissionais, que valorizem as diferenças entre negros, brancos, indígenas e imigrantes?
5.2.3 Nas atividades cotidianas da Unidade Educacional, como fila, organização dos brinquedos, divisão de equipes,, há preocupação em não separar os grupos em meninos e meninas?
5.3.1 A equipe gestora, os educadores e educadoras discutem com as famílias o caráter positivo e a importância de termos profissionais da educação do sexo masculino atuando plenamente com os bebês e as crianças pequenas?
5.3.5 A unidade Educacional organiza, frequentemente, momento formativo e/ou de orientação com relação à identificação e intervenção em situações de racismo, sexismo e outras discriminações?
5.4.6 Os educadores e educadoras oportunizam aos meninos vivências em que estes se fantasiem, assumam papéis de cuidar do outro, limpar e organizar o espaço coletivo em contraposição à idéia machista?
5.4.7 Na apresentação de diferentes profissões, nas personagens como heróis/heroínas, príncipes/princesas estão contempladas as diferentes identidades étnico-raciais (branco, negro, indígenas) e os imigrantes?
O item 5.1.2 recebeu a cor amarela porque as reflexões em torno da valorização da diferença étnico racial se dá mas não de forma permanente.



O item 5.2.3 do indicador 5.2 recebeu a cor amarela porque a maioria de nossas professoras faz fila de meninos e meninas.


O item 5.3.1  do indicador 5.3 recebeu a cor vermelha por não haver nenhuma discussão com as famílias sobre a atuação de educadores do sexo masculino.


 O item 5.3.5 ficou com a cor amarela porque  os momentos formativos com relação à identificação e intervenção em situações de racismo e sexismo  só foram previstos no PEA  deste ano.
Os itens 5.4.6 e 5.4.7 do indicador 5.4 recebeu a cor amarela porque não oportunizamos vivências onde meninos assumam papéis em contraposição à ideia machista  e  porque histórias que contemplem diferentes identidades étnico-raciais não estão presentes no cotidiano da sala de aula.





Realização de Projeto em sala de aula sobre as diferenças culturais e étnicas que formam o povo brasileiro;
Leitura de livros em casa pelos pais;




Levantamento e execução de maneiras diferentes de organização das crianças pela escola sem a separação de meninos e meninas em fila;


Oportunizar mais momentos de reflexão sobre a atuação de educadores do sexo masculino;





Formação permanente com presença do tema em todos os PEAS anuais;




Separação dos livros do acervo  que contemplem as diferenças étnico-raciais para que essa literatura esteja presente cotidianamente na hora da história e estimulem dramatizações com uso de fantasias mesmo que imaginárias;
Unidade escolar


pais





cada professor




Unidade Escolar






Unidade Escolar



Gestão





Professoras em módulo
-






2ºsemestre



Formação e Condições de trabalho das Educadoras e dos Educadores.
8.4.6 A relação entre a quantidade de bebês/crianças e educadores está em progressiva diminuição a cada ano, de acordo com o especificado no Plano Municipal de educação?
O item 8.4.6 do indicador 8.4 recebeu a cor amarela porque a quantidade de crianças por sala aumentou este ano.
Encaminhamento para a DRE de pedido para que seja diminuído para 29 o número de alunos por sala.
DRE
Já encaminhado


Rede de Proteção Sócio Cultural: Unidade Educacional, Família, Comunidade e Cidade.
 9.3 A unidade educacional na Cidade Educadora
O indicador 9.3 recebeu a cor vermelha porque apesar da unidade dar visibilidade à produção das crianças nos espaços da escola, promove pouco a interação da comunidade com os eventos do seu entorno e da cidade.
Colocar no blog da escola os eventos da escola.
Unidade Escolar







Mensalmente




BIBLIOGRAFIA


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BRASIL. Constituição Federal. Brasília, 1988.
BRASIL. Lei 8.069, Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, 1990.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2010.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/MEC. Indicadores de Qualidade na Educação Infantil Paulistana. São Paulo, 2015.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/MEC. Lei 9.394, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
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DEMO, Pedro. Desafios Modernos da Educação. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
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KRAMER, Sonia; BASÍLIO, Luiz Cavalieri. Infância, Educação e Direitos Humanos. São Paulo: Cortez, 2003.
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SÃO PAULO. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/SME.  Orientação Normativa Nº01/13, Avaliação na Educação Infantil: aprimorando os olhares. São Paulo, 2014.
SÃO PAULO. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/SME.  Orientação Normativa Nº01/15, Padrões Básicos de Qualidade na Educação Infantil Paulistana. São Paulo, 2014.
SÃO PAULO. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/SME.  Programa Mais Educação São Paulo: subsídios para a implantação / SME. São Paulo: 2014.
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