Boa segunda!!!
Dando continuidade ao Projeto Brincadeiras com Bola na EMEI Gal. Miguel Costa, hoje trago fotos dos registros das brincadeiras da turma da Profª Danieli do Infantil II-A.
Por que se fazer um desenho da Brincadeira?
O desenho é o recurso muito adequado utilizado com as turmas de Educação Infantil para auxiliar a criança a registrar o que fez, o que foi significativo, além de tomar consciência de suas percepções acerca das Brincadeiras, da Hora da História, da Hora da Conversa e por aí vai...
reprodução / EMEI |
O desenho de uma experiência é uma atividade para documentar vivências e tudo que nelas for significativo: alegrias, perdas, dúvidas, percepções. O desenho dará ao professor a percepção de que aspecto da brincadeira cada aluno desenhista percebeu com mais força.
Para a autora Kátia Stocco (2003), a criança desenha e cria porque brinca. Para ela, a mesma concentração de corpo inteiro exigida no brincar aparece no desenhar. Nesse sentido, o corpo inteiro está presente na ação, "concentrado na pontinha do lápis", e a ponta do lápis funciona como uma ponte de comunicação entre o corpo e o papel.
Podemos observar nestes registros dos alunos do Infantil II -A (5 anos), que as crianças procuraram retratar as duas Brincadeiras que brincaram na quadra, clique aqui para ver as fotos. Uma delas era a BOLA AO CESTO e a outra PENSA RÁPIDO. Observem os detalhes dos desenhos, as opções variadas de cores, a disposição de cada criança desenhada na atividade, a inclusão de elementos da natureza como o "sol" e as "nuvens" e claro a BOLA e o seu percurso.
reprodução / EMEI |
reprodução / EMEI |
Desenhar é a primeira linguagem de expressão e de comunicação da crianças sobre suas percepções do mundo!
Esperamos que tenham apreciado mais uma atividade da rotina da EMEI!
Deixem os seus comentários abaixo, queremos ver a participação dos pais por aqui também!
Equipe EMEI Miguel Costa
Em breve mais fotos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário