INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL PAULISTANA
Indicadores são sinais que revelam aspectos de determinada
realidade e que podem qualificar algo. Por exemplo: para saber se uma pessoa
está doente, usamos vários indicadores: febre, dor, desanimo, etc. A variação
dos indicadores nos possibilita constatar mudanças ( a febre que baixou
significa que a pessoa está melhorando).
Aqui, os indicadores apresentam a qualidade da instituição
de educação infantil em relação a importantes elementos de sua realidade:
dimensões.
No final do mês de abril de 2017 aconteceu a Reunião de Avaliação da nossa escola orientada
pela Direção com a participação dos pais e comunidade e utilização de
documento da SME como orientador dos trabalhos. Os Indicadores de
Qualidade da Educação Infantil Paulistana têm como objetivos
auxiliar as equipes de profissionais das Unidades Educacionais,
juntamente com as famílias e pessoas da comunidade, a desenvolver
um processo de autoavaliação institucional participativa
que leve a um diagnóstico coletivo sobre a qualidade da educação
promovida em cada Unidade, de forma a obter melhorias no
trabalho educativo desenvolvido com as crianças. (SME, Indicadores de
Qualidade da Educação Infantil Paulistana, p.07)
Esse documento adotou nove dimensões de qualidade que são
apresentadas e discutidas separadamente para facilitar o debate, mas todas
constituem parte integrante de um todo. Para avaliar cada indicador, são
propostas questões que devem ser respondidas pelos participantes,
respeitando dois princípios: o princípio dos direitos fundamentais
das crianças e o princípio da participação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário